NUNCA DESISTIR É O MEU LEMA DE VIDA.....
Terça-feira, 18 de Setembro de 2007

Alemanha: Autarca paga 2.000 € a jovens para que não emigrem

O presidente da câmara de Freital (leste da Alemanha) instituiu um subsídio de renda de casa de dois mil euros para jovens qualificadas que abdiquem de emigrar para o ocidente, mas a ideia desagradou aos munícipes.

Desde a reunificação alemã, em Outubro de 1990, mais de 1,5 milhões de pessoas, sobretudo jovens qualificados, oriundos das zonas rurais a leste, transferiram-se do leste para o ocidente em busca de melhores empregos, segundo dados do Instituto de Demografia e Desenvolvimento, de Berlim.

Esta emigração interna já tinha levado o ministro federal da tutela, Wolfgang Tiefensee, a fazer a insólita proposta de criar bibliotecas itinerantes para o leste, como forma de tentar fixar os jovens com mais formação académica.

Klaus Maettig, presidente da câmara de Freital, foi agora mais longe, prometendo criar um prémio de dois mil euros para jovens que se comprometam a alugar uma casa pelo menos durante três anos na sua cidade.

Com 39.100 habitantes, Freital nem sequer é uma caso gravoso de emigração feminina para o ocidente, mas o seu burgomestre achou que mais vale prevenir que remediar.

«Ainda não chegámos ao ponto de dizer que o último a sair apaga a luz, ou de não vermos mais mulheres nas ruas, mas nunca se sabe», sublinhou o autarca, em declarações a um matutino local.

A sua proposta, no entanto, não foi muito bem recebida em Freital: a sociedade que gere o parque imobiliário da câmara disse que o subsídio seria «esbanjamento de dinheiros públicos» e vários juristas advertiram contra eventuais queixas por tratamento desigual.

Vários habitantes de Freital perguntaram, por sua vez, a Maettig o que é que estava disposto a dar-lhes para não se irem embora, depois de terem aguentado muito tempo a falta de vagas para cursos profissionais nas empresas e o desemprego.

Diário Digital / Lusa

 

 

 

 

 

 

 

publicado por esperânça condicionada às 17:11
sinto-me:

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

17
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


links
subscrever feeds